As artes são uma excelente oportunidade de trabalhar a criatividade e imaginação.

Quando pensamos em aulas de arte na educação infantil, logo imaginamos aquela bagunça com coisas espalhadas por todos os lados, figuras pós modernas que ninguém consegue entender (só a criança que fez rsrsrs), "sujeira" de tintas de todas as cores pela roupa e pelo corpo ou pinturas com cores em objetos impossíveis.
Normalmente (e FELIEZMENTE) é assim mesmo!
As aulas de artes são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo, da criatividade e imaginação, além de trabalhar a socialização, habilidades socioemocionais, coordenação motora fina e ajuda a criança a perceber e entender o mundo ao seu redor.
Claro que o direcionamento das professoras deve otimizar os resultados sob o ponto de vista da alfabetização e controle da coordenação motora. Mas principalmente nas idades iniciais, devemos estimular e deixar a imaginação fluir sem impor barreiras ou limites da realidade.
O mundo da fantasia
O lado lúdico é amplamente explorado, sem impor estigmas, paradigmas ou predefinições, afinal é natural que a criança crie cavalos cor de rosa ou pinte o céu de amarelo. A fantasia faz parte do processo criativo e deve ser estimulado e compreendido.
Com o passar do tempo, a percepção e comparação com os objetos, animais e cores que ela irá encontrar no mundo real, farão a transição entre real e imaginário de forma natural.
Desenvolvendo todas as áreas
Devemos lembrar que além dos itens citados a autoestima é aflorada quando as crianças recebem elogios pelos resultados desempenhados através das artes e por isso é tão importante que as professoras tenham constante dedicação e motivação nas atividades.
A autonomia também é crescente quando percebe maior liberdade em criar estilos que não necessariamente sigam padrões pré estabelecidos. Novamente as professoras devem incentivar que cada criança siga uma linha que melhor lhe agradar, independente dos que os demais estiverem fazendo. A liberdade individual deve sempre ser respeitada.
O pensamento crítico também estará presente quando as crianças começarem a questionar o porque das coisas através da observação e comparação das artes realizadas. Isso provavelmente irá extrapolar a sala de aula, fazendo que ele passe a ter mais interesse por aquilo que é diferente.






