Berçário: o que avaliar para fazer a escolha certa
Muitas mamães (principalmente as de "primeira viagem") se perguntam qual o momento correto para colocar o bebê na escola.
Além disso, o que deve-se avaliar na hora de conhecer as escolinhas para poder acertar na escolha.
Realmente não é uma tarefa fácil, afinal estamos falando do bem mais precioso que os papais e mamães podem ter...seu filhos.
Detalhes como organização, limpeza, alimentação, higiene, estrutura, formação, capacitação e empatia das profissionais, fazem parte da lista básica de itens a serem observados. Além disso, o instinto materno (ou o famoso "feeling" = sentimento ou sensação) captando se o ambiente é agradável, tem uma boa vibração ou energia, afinal os pequenos passarão boa parte do tempo na escola.
Além do berçário em si, vale a pena conhecer a escola como um todo, observando os demais ambientes que, em caso de escolha, farão parte do futuro da criança, afinal ninguém gosta de ficar mudando de escola.
A escola deve ser uma extensão do lar
Cada vez mais, a escola vem desempenhando funções importantes no desenvolvimento e socialização das crianças, então o vínculo entre família e escola deve estar muito bem sintonizado, para falarem a mesma língua. Claro que não devemos confundir os papéis, afinal cada um tem sua responsabilidade, mas as tarefas se tornam muito mais fáceis e eficazes quando a criança encontra na escola, uma extensão de sua casa.
Então é importantíssimo que os papais sintam o acolhimento que a escola proporciona, e consigam ter total confiança de que aquele será o ambiente ideal para seus filhos. E é óbvio que essa credibilidade não acontece do dia para a noite, mas em momento algum, qualquer insegurança vivenciada pelos pais deve ser passada para as crianças, para que o processo de adaptação não seja comprometido. Por isso a escola deve manter um canal aberto e transparente com os pais, como acontece numa relação familiar.
Quantidade de crianças, ambientes e profissionais
O número de crianças deve estar adequado aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil segundo o Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica, que aconselha um profissional para cada 5 crianças de até 1 ano de idade. Obviamente a quantidade de crianças e profissionais deve estar adequada ao espaço e estrutura física do local. Também é importante observar a qualificação dessas colaboradoras. Na Escola Aquarela, todas as professoras são formadas, e as auxiliares são estudantes de pedagogia já desde o berçário. Também contamos com a presença de uma enfermeira, além de nutricionista e engenheira de alimentos.
Outro fator importante, é verificar até que fase de desenvolvimento a criança fica num mesmo ambiente. É difícil estipular uma faixa etária específica para mudar de sala, afinal cada criança possui um ritmo de desenvolvimento diferente. Então, por exemplo, nossos bebês ficam no berçário 1 (que é nosso primeiro estágio) durante o tempo em que se mantiverem engatinhando. A partir do momento em que começam a caminhar, os estímulos e brinquedos dessa fase deixam de ser interessantes, então já é o momento de ir para o berçário 2, em que possuem um pouco mais de destreza nas atividades. Assim, estarão sempre felizes com novidades, estímulos e atividades diferenciadas.
Na Aquarela não adotamos o uso de berços para evitar que os pequenos fiquem em um mesmo local depois de acordadas. Ou seja, assim que acordam, irão iniciar sua rotina do dia a dia. Música, teatro, shantala, estimulação com bolas, estofados e percursos de espuma são algumas das recreações que eles adoram.
Também é importante observar o "tempo de casa" que as colaboradoras possuem, afinal, o vínculo afetivo que as crianças estabelecem é muito maior pelas pessoas do que pelos ambientes. Nossa professora mais novata já está conosco a mais de 5 anos. Além disso, é interessante que as colaboradoras que atuam com crianças de período integral, façam essa mesma jornada de trabalho e assim possam desenvolver o ciclo completo de atividades com os pequenos. A realização de cursos de aperfeiçoamento, capacitação e reciclagem são fundamentais para manter os ensino atualizado, além da experiência adquirida com o passar dos anos para a excelência no desempenho do trabalho.
Além de termos enfermeira em nosso quadro funcional, toda nossa equipe (direção, professoras, auxiliares e serviços gerais) são treinadas anualmente em primeiros socorros confirme exigência da Lei Lucas (13722/18) sancionada no dia 04/10/2018.
Qualidade da alimentação e manipulação de materiais
Por fim, e não menos importante, a alimentação oferecida aos bebês é de extrema importância para que seja, balanceada e adequada para a absorção correta da quantidade de nutrientes, e ao mesmo tempo saborosa e atraente para que haja prazer na hora de comer.
Na Aquarela a alimentação é 100% feita na escola, sendo totalmente orgânica e muitas vezes usando os produtos de nossa própria horta.
O preparo é feito pela equipe da cozinha, especializada para a atividade, o que garante qualidade e higiene no processo, com esterilização de forma correta. Esse é um detalhe interessante a ser observado, para que não haja troca de mamadeiras, chupetas ou mesmo descuido na higienização.
Escolha consciente e certeira
Com a facilidade de acesso a informação, tornou-se simples de fazermos uma pesquisa prévia pela internet, consultando fotos, vídeos e mesmo avaliações de quem tem os filhos em escola ou mesmo já vivenciou experiências boas e ruins através de comentários no google ou redes sociais. Essas ferramentas servirão de base para uma visita mais detalhada, oferecendo melhores parâmetro de comparação entre as escolas visitadas presencialmente, dando mais tranquilidade e segurança na hora da decisão.





